Em mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a população sergipana, uma série de medidas para o fortalecimento da segurança pública no estado foi anunciada pelo governador Fábio Mitidieri durante reunião realizada no Palácio Museu Olímpio Campos (Pmoc), em Aracaju, na tarde desta terça-feira, 19. Entre os anúncios, destaque-se a convocação, a partir do mês de janeiro de 2024, de mais 80 aprovados no concurso público da Polícia Civil de Sergipe.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também informou que será criada uma comissão de trabalho para revisão da carreira das forças de segurança - Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal e Coordenadoria Geral de Perícias. “A partir de janeiro, temos 120 dias para a construção dessa comissão, para que a gente possa analisar a carreira dessa categoria e dar essa conquista aguardada há tanto tempo”, ressaltou Fábio Mitidieri.
Outra boa notícia para os profissionais da segurança pública é o pagamento das licenças prêmio e especial, também a partir de janeiro, que juntas refletem um investimento de R$ 15 milhões da gestão estadual. “Vamos pagar para as forças de segurança a licença prêmio e a licença especial, já deferidas, a partir de janeiro, em 12 meses”, detalhou o governador de Sergipe.
A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Nunes, evidenciou que as medidas também indicam a preocupação do Poder Executivo com os servidores do Estado. "Essas ações refletem o compromisso do governador Fábio Mitidieri com a valorização dos servidores. O objetivo é que esse processo ocorra de forma contínua e que, a partir do equilíbrio financeiro e racional dos gastos, possamos avançar com outros benefícios e medidas de valorização do servidor", pontuou.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy, o comprometimento da atual gestão com a segurança pública tem sido comprovado pelas estatísticas, a exemplo de levantamentos realizados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que apontam para a redução dos crimes violentos em Sergipe. “Junto a esse fortalecimento, há o concurso da Polícia Civil, com a formação, inicialmente, de 68 novos policiais civis. Agora, com o anúncio de mais 80 policiais civis, nós continuamos um processo que começou quando Sergipe ainda tinha uma taxa alta de crimes violentos”, indicou o secretário.
Nesse sentido, ainda segundo João Eloy, a reestruturação das forças de segurança se faz fundamental para manter a redução dos crimes no estado. “A convocação de 80 novos policiais civis é estratégica para que a gente atinja taxas recomendadas pelo Ministério da Justiça e pela Organização das Nações Unidas (ONU) com relação aos crimes violentos em qualquer parte do mundo. Além disso, é muito importante o reconhecimento, por parte do Governo, com a criação do grupo de trabalho para reestruturar as carreiras das forças de segurança pública”, acrescentou.
Para o senador Alessandro Vieira, presente na reunião, as medidas refletem o compromisso da gestão estadual com a segurança pública e com a tranquilidade dos sergipanos. “Nós tivemos o anúncio da comissão que vai cuidar da reestruturação de todas as carreiras, do chamamento de mais 80 policiais civis e da quitação da pendência que tínhamos de licenças especiais e prêmio das forças policiais. São ganhos de todas as categorias, avanços e mais proteção para o cidadão”, considerou o parlamentar.
Também participaram da reunião a secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, e o comandante da Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE), coronel Alexsandro Ribeiro, além de outras autoridades.
Concurso da Polícia Civil
A primeira turma dos aprovados no concurso da Polícia Civil de Sergipe concluiu o Curso de Formação de Agentes e Escrivães em outubro deste ano. Com duração de três meses, a formação, iniciada no mês de junho e realizada nas instalações da Academia de Polícia Civil (Acadepol), foi responsável pela preparação técnica de 68 servidores da PC sergipana, contemplando 50 disciplinas com 360 horas presenciais, 160 horas de ensino à distância, atividades extracurriculares e palestras.