Em entrevista ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, desta segunda-feira, 14, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sinetese), Ivonete Cruz, falou sobre o pagamento dos 33% do piso dos professores, aprovado pelo Governo Federal. Segundo ela, "temos seguido numa luta pelo reajuste salarial".
“Temos municípios que já declaram que pagam o piso em janeiro, e depois pagam o retroativo, teve outros que parcelaram. Temos seguido numa luta e com atividades cotidianas pela luta pelo reajuste. Lagarto, Itabaiana, Siriri, Santo Amaro já informaram que estão pagando o piso”, adiantou.
Ainda segundo a presidente do Sintese: “o reajuste do piso é um direito baseado na lei de 2008, ele é determinado por portaria do MEC, o reajuste de 33.24 foi definido em dezembro e de lá para cá iniciamos o processo de busca de abertura de diálogo com os gestores, sem a retirada de outros direitos, para que não fique o dito pelo não dito. Estamos desde janeiro nesse processo de negociações”, disse.
Sobre os professores da rede estadual, Ivonete Cruz afirmou que: “de 2020 para cá, os aposentados vem sofrendo perdas em suas remunerações por conta da reforma da previdência e agora o governo, alega que não tem recurso e não apresenta dados. O reajuste quanto mais você recebe, mais você desconta”, finaliza.
Confira a entrevista concedida ao Jornal da Fan, da Rádio Fan FM, na íntegra: