O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), Roberto Silva dos Santos, avaliou como correto o novo reajuste do piso nacional dos professores que chegou a R$4.420,55. Além disso, o sindicalista afirmou em entrevista na manhã desta terça-feira, 17, no Jornal da Fan, da rádio Fan FM, que já solicitou uma audiência com os gestores municipais de Sergipe, além do secretário de Estado da Educação, o vice-governador Zezinho Sobral.
“O valor que foi divulgado ontem pelo Ministério da Educação nós entendemos que está correto o cálculo. Ou seja, a atualização é de 14,95% do valor vigente. O piso passa a ser de R$ 4.420,55 e, abaixo desse valor, nenhum professor pode receber como vencimento inicial da carreira”, avaliou o presidente do Sintese.
“A ideia do piso é valorizar os professores a partir do crescimento das receitas da educação. Ou seja, equilibrar o crescimento das receitas com a despesa que é gerada com a folha de pagamento dos professores e professoras. Entendemos que está correta essa posição do Ministério da Educação”, explicou Roberto.
Diálogo com gestores
O presidente ainda afirmou que agora aguarda iniciar o processo de diálogo com os gestores para o pagamento do novo piso.”O Sintese já enviou a todos os prefeitos e prefeitas e também ao secretário de educação Zezinho Sobral uma solicitação de audiência para tratar do reajuste do piso”, afirmou.
“No caso do Estado tem uma especificidade, porque é não só o piso, mas também a retomada da carreira. O governador Fábio colocou o prazo de 15 dias, a partir do momento que tomar posse, que está vencendo essa semana, para iniciar esse diálogo e nós já solicitamos o agendamento dessa audiência. Esperamos que o secretário Zezinho Sobral possa agendar”, completou o presidente.