Durante 26 meses o Governo Belivaldo Chagas confiscou 14% dos valores das aposentadorias dos servidores aposentados de Sergipe. A luta do SINTESE agora é para que seja devolvido tudo que foi tirado de forma indevida das professoras e professores aposentados. Por isso, aposentadas e aposentados do magistério público sergipano farão ato, em frente ao Tribunal de Justiça , em Aracaju, na segunda-feira, dia 10, às 8h, para cobrar celeridade no processo que exige a devolução do confisco de 14%. De abril de 2020 a junho de 2022, o Governo Belivaldo Chagas, em mais uma ação cruel contra servidoras e servidores aposentados do estado, confiscou 14% de suas aposentadorias.
Para professoras e professores aposentados este confisco significava mensamente a perda de 600 a 800 reais. O reflexo dessa maldade de Belivaldo gerou depressão, falta de medicamentos, dívidas com bancos e dificuldades financeiras de todas as ordens para professoras e professores aposentados. Para o presidente do SINTESE professor Roberto Silva, a batalha travada pelas professoras aposentadas é mais uma prova de que a luta faz a lei. "A luta do SINTESE contra o confisco de 14% dos salários dos aposentados foi o exemplo de como a luta faz a lei. "
A diretora do departamento de aposentada, professora Maria Luci, convoca as professoras e professores aposentados de Sergipe a mais uma vez ocupar às ruas e participar do ato na próxima segunda-feira. " Por isso, convoco professoras e professores aposentados a ocuparem a parça Fausto Cardoso, em frente ao Tribunal de Justiça, na próxima segunda, dia 10. "