No próximo dia 30 de julho, às 9h, no Continguiba Esporte Clube, professoras e professores, da ativa e aposentados, tanto da rede estadual, como das redes municipais, vão se reunir em assembleia geral unificada com uma pauta densa.
Redes municipais
Professores de vinte e seis municípios sergipanos estão em uma luta árdua desde o início do ano pela atualização do piso salarial do magistério. Os prefeitos destas 26 cidades ainda não atualizaram o piso e o receio é de deixarem esta pendência para a nova administração. O SINTESE recorreu ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) para que se garanta o cumprimento da lei e se atualize o piso, mas ainda sem resposta. Tudo isso será tratado na assembleia.
Além disso, serão discutidas ações de lutas por concurso público e contra os municípios que estão realizando contratações temporárias de professores de forma precária. Será discutida também uma carta-compromisso com a educação pública a ser apresentada aos candidatos e candidatas a prefeitos e prefeita nos 74 municípios filiados ao sindicato.
Aposentados
A luta de aposentados e aposentadas também está na pauta. Serão discutidas ações de luta pela devolução dos 14% confiscados dos(as) aposentados(as) pelo Governo do Estado.
Rede estadual
O SINTESE vem buscando incansavelmente a retomada da negociação com o Governo de Sergipe e o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, que infelizmente ainda não aconteceu apesar da promessa do Estado de voltar a conversar com a categoria. E a frente de luta por esta negociação também está na pauta da assembleia do dia 30 de julho.
Os professores da rede estadual reivindicam: descongelamento da GATI (Gratificação de Tempo Integral), do triênio e de gratificações fixas reajustáveis, que estão há dois anos congeladas; garantia da recuperação do poder aquisitivo do Magistério Público Estadual, em relação às perdas salariais acumuladas, no período de 2012 até 2024; melhorias nas condições de trabalho e nas estruturas físicas das escolas; retorno dos auxílios internet e tecnológico; convocação de concurso público para Rede Estadual de Ensino.
A pauta da assembleia também traz a Conferência Estadual e as pré-conferências de Educação do SINTESE.
A assembleia geral unificada das redes estadual e municipais de ensino acontece no próximo dia 30 de julho, às 9h, no Cotinguiba Esporte Clube, que fica na avenida Augusto Maynard, 13, bairro São José, em Aracaju.