O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), recebeu na tarde desta sexta-feira, 28, representantes das Forças de Segurança de Sergipe. Durante o encontro, que contou com a participação dos secretários da administração, Lucivanda Rodrigues; da Segurança, João Eloy; do Governo, Cristiano Barreto, além de Associações Militares, foi feita a apresentação do Projeto de Lei (PL) de Periculosidade, as explicações dos parâmetros e detalhamento do Projeto que foi protocolado na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A reunião aconteceu no gabinete da Sead.
De acordo com a secretária da Administração, Lucivanda Rodrigues, o objetivo da reunião foi entregar a minuta do PL e tirar as dúvidas das Associações. “Esse é um início de um cumprimento, o primeiro passo desse compromisso firmado pelo governador e que seguirá ano a ano sendo pactuado e construído com a categoria”, afirma a secretária.
O secretário de Segurança Pública (SSP), João Eloy, reforçou que o governo vem cumprindo com o acordo assumido com as Forças de Segurança Pública do Estado e que foi dado mais um passo com o compromisso da retomada do pagamento da periculosidade.
Cristiano Barreto, secretário especial de Governo, destacou que o governador Fábio Mitidieri se comprometeu em reconhecer, de fato, o efetivo direito à periculosidade, e ao longo da sua gestão implementar a periculosidade como um todo. “Aproveitamos o momento para explanar dúvidas aos representantes das categorias de como foi encaminhado o projeto, de modo que eles entendam que isso é o início do reconhecimento do direito, prometido pelo governador Fábio Mitidieri”, afirma.
O comandante geral da Polícia Militar, Alexsandro Ribeiro, enfatizou que a reunião foi importante porque explicou dúvidas em relação ao encaminhamento do projeto de lei que trata sobre periculosidade. “Hoje foi tratado e discutido o PL. Chegaremos ao entendimento de que é possível o pagamento da periculosidade. E que isso será uma construção que já foi iniciada e que terá continuidade. É um compromisso do governo do Estado”.
Participaram da reunião a deputada federal Katarina Feitoza; membros da Associação de Cabos e Soldados, Associação dos Militares da Reserva e Pensionistas (ASMIRP), Associação dos Oficiais Militares de Sergipe (Assomise) e Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Sergipe (Aspra).