Mantendo o diálogo com as entidades sindicais e associações, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) voltou a se reunir no final da manhã desta sexta-feira, 31, com representantes das forças de segurança de Sergipe. As reuniões ocorreram na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE), com as presenças do subprocurador-geral do Estado Vladimir Macedo e do secretário da Segurança Pública, João Eloy.
Com relação aos pleitos das forças de segurança, que são reajuste linear, adicional de periculosidade e reestruturação da carreira, o subprocurador-geral Vladimir informou que está sendo estudado os caminhos, as razões possíveis para implementar o pagamento da periculosidade não só para os ativos, como os inativos e pensionistas, para que mais na frente não ocorra nenhum problema jurídico.
A secretária de Estado da Administração, Lucivanda Rodrigues, reafirmou o comprometimento do governador Fábio Mitidieri com as reivindicações das forças de segurança e que a Secretaria da Fazenda está estudando o percentual do reajuste linear que encaminhará para a Assembleia Legislativa, para o cumprimento dos pleitos.
O encontro contou com dois momentos, o primeiro com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, Alexsandro Ribeiro, e representantes das Associações de Policiais Militares. O segundo com a presença do delegado-geral da Polícia Civil de Sergipe, Thiago Leandro, e de dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol/SE) e da Associação dos Delegados de Polícia (Adepol/SE).
Ficou acordado nas reuniões, que os representantes das forças de segurança do Estado seriam avisados das deliberações do governo com relação aos seus pleitos.
Para o presidente da Associação dos Oficiais Superiores da Polícia Militar e dos Bombeiros, coronel Carlos Magno, a reunião foi dentro do proposto pelo governador. “As promessas de campanha vêm ganhando forma. É muito importante esse encontro também com a procuradoria. Isso representa um marco extraordinário na gestão, pois antes recebíamos apenas as informações. Hoje, podemos discutir soluções com um formato jurídico preciso de quem entende, que é a PGE”, comemora.
O presidente do Sinpol/SE, Jean Rezende, ressaltou o empenho e a vontade do governador em atender as solicitações apresentadas. “Esse é o nosso segundo encontro onde foram ratificados os compromissos que o governador assumiu com os Policiais Civis. Estamos saindo daqui, mais uma vez, entusiasmados e confiantes que a implementação desses benefícios e compromissos iniciarão o mais breve possível. Isso demonstra publicamente e ratifica toda boa vontade que a atual gestão tem com as pautas da Polícia Civil”.
Segundo o presidente da Adepol/SE, Isaque Cangussu, a reunião deixou claro que a ordem do governador é valorizar e avançar com as propostas que foram compromissadas e firmadas no termo de compromisso com as categorias. “Saímos daqui bastante contentes, aguardando agora um próximo contato para um fechamento em relação às nuances jurídicas. Estamos convictos de que existe uma boa vontade do governo do Estado. E queremos, mais uma vez, agradecer ao governador Fábio Mitidieri por ser uma pessoa que mantém a sua palavra empenhada”.