O Aracaju Previdência está fazendo busca ativa dos segurados acamados, agendando dia e hora para ir a residência e fazer a Prova de Vida. Foi o que aconteceu com Brasilino Bispo dos Santos que acaba de completar 92 anos, e lembra com detalhes os órgãos por onde passou, como funcionário público, inclusive do município de Aracaju, onde ingressou no dia 3 de novembro de 1959, como auxiliar de apoio administrativo. Na época, a capital sergipana tinha como prefeito Roosevelt Dantas Cardoso de Menezes, conforme o aposentado relatou.
Devido à idade, Brasilino já não anda mais e enxerga quase nada, mas não abre mão de uma boa conversa e ouvir os programas de rádio, todos os dias. Por ser acamado, a equipe do Instituto Municipal de Previdência de Aracaju vai todos os anos até a residência dele para fazer a Prova de Vida, momento que ele aproveita para contar um pouco da sua história e perguntar por colegas.
Antes de ser servidor municipal de Aracaju, Brasilino, que nasceu no dia 3 de fevereiro de 1933, passou pela Polícia Militar do Estado. “Fui policial quando o secretário de Segurança era Barreto Mota e o governador, Leandro Maciel. Passei por vários municípios como policial. Depois fui para o Corpo de Bombeiros e depois para a Prefeitura de Aracaju, como ‘contínuo’, na Secretaria da Fazenda, onde sempre trabalhei”, relata ele.
Seguindo a orientação da atual gestão municipal, o AjuPrev está iniciando um trabalho de conhecer mais de perto as demandas dos beneficiários, promovendo um atendimento humanizado. A proposta é fazer um acolhimento para auxiliá-los e colocar o instituto à disposição para orientá-los sobre seus benefícios, esclarecendo dúvidas e outros assuntos.
Brasilino tem orgulho em declarar que se aposentou, mas permaneceu trabalhando por mais de duas décadas. "Me aposentei em 1986, mas continuei trabalhando como cargo comissionado por muitos anos. Parei de trabalhar em setembro de 2013”, rememora Brasilino, que é casado com a funcionária pública aposentada do Estado, Maria Helena Souza dos Santos, 87 anos.
Com Helena, construiu uma família formada por sete filhos, que cresceram pelas ruas do conjunto Castelo Branco, 9 netos e oito bisnetos. Um dos funcionários aposentados mais antigos da Prefeitura Municipal de Aracaju, Brasilino Bispo dos Santos tem uma árvore plantada no Parque Governador Augusto Franco, o Parque da Sementeira.