Com o intuito de facilitar o acesso ao serviço de doação de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) funciona neste sábado, 26, das 7h às 11h. A abertura integra as ações do programa 'Sabadão Solidário', que tem como finalidade realizar a manutenção dos estoques de todos os grupos sanguíneos.
Nesta edição do programa, o hemocentro vai receber duas campanhas com voluntários oriundos dos municípios de Umbaúba e Indiaroba, sul sergipano. Esses grupos são formados por doadores fidelizados, que se mobilizam para apoiar o serviço com regularidade, como detalha a gerente de Ações Estratégicas, Rozeli Dantas. "A doação fidelizada é aquela em que o homem doa sangue a cada 60 dias e a mulher 90 dias", detalha a gestora.
Solidariedade
Rozeli Dantas também reforça o convite para população que reside em Aracaju comparecer ao Hemose. "Queremos contar com aquelas pessoas que têm o desejo de doar sangue e ainda não conhecem o serviço. Juntos podemos exercitar a solidariedade para atender todos os pacientes, em tratamento na rede hospitalar do Estado", salienta, ao informar que o sangue, depois de fracionado, é usado em cirurgias de alta complexidade, como cardíacas, ortopédicas, vítimas de acidentes com traumas e pacientes oncológicos.
Critérios
Para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade de 16 a 69 anos, peso acima de 50 Kg, comparecer ao Hemose bem alimentado, portando um documento de identificação original e oficial. Menor de 18 anos deve apresentar o termo de autorização assinado pelos pais ou responsável legal. Mais informações por meio dos telefones: (79) 3225-8000/8039 e 3259-3174.