OS NÚCLEOS

Agregador de links de Finanças, administração Pública e notícias

PUBLICIDADE:

Um grupo de professoras, professores e dirigentes do SINTESE estiveram no final da tarde de quinta-feira, 5, na porta do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, para fazer um ato de protesto diante da indicação do Conselho Estadual de Educação (CEE), em conceder ao secretário de estado da educação, Zezinho Sobral, o Diploma de Honra ao Mérito Educacional. Além disso, cobraram a reabertura da negociação sobre as putas de reivindicação do magistério da rede estadual.

A motivação do ato vem do fato de que Zezinho Sobral contribuiu e segue contribuindo para o abismal processo de desvalorização de professoras e professores da rede estadual de ensino de Sergipe. Por isso, a homenagem dada ao secretário de estado da educação, pelo CEE, chega a ser espantosa, para dizer o mínimo.

Quando deputado estadual, entre os anos de 2019 e 2022, Zezinho Sobral, votou a favor do congelou gratificações, pelo fim da Regência de Classe e retirou uma série de direitos de professoras e professores. Zezinho votou ainda pela reforma da previdência estadual, que culminou no absurdo confisco de 14% das aposentadorias de professores e demais servidores públicos, por longos 2 anos e 2 meses.

Agora como secretário de estado da educação, além de aprofundar o processo de desvalorização de professoras e professores, com a manutenção de gratificações congeladas, com o desrespeito ao nosso plano de carreira, sem o cumprimento do que estabelece a Lei do Piso Salarial do Magistério, Zezinho dedica também descaso aos nossos estudantes.

Crianças e jovens com deficiência, matriculados na rede estadual de ensino, não estão contando com equipes de apoio pedagógico em sala de aula. Desde de abril o número de profissionais de apoio pedagógico está completamente reduzido, a situação é grave, pois nega aos estudantes com deficiência o direito à educação.

Durante a ação no Museu professoras e professores entregaram a Zezinho Sobral o verdadeiro diplomas que ele merece, que dizia o seguinte:

“O Magistério Público de Sergipe certifica que ZEZINHO SOBRAL, atual secretário de educação e vice-governador de Sergipe, enquanto deputado estadual (2019-2022) votou na reforma da previdência estadual, que confiscou os 14% de aposentadas/os, e nas leis de destruição da regência de classe e no congelamento das gratificações do magistério público estadual, causando inúmeras perdas à classe trabalhadora e, em especial, aos professores e professoras do Estado de Sergipe”.

Aposentadas cobraram abertura de negociação

Ao final da solenidade, após algumas tentativas de diálogo com o secretário, professoras aposentadas conseguiram falar com Zezinho Sobral e apelaram ao secretário que receba o SINTESE e busque negociar a pauta do magistério.

“Estamos cansadas de sofrer, de dia após dia ver nosso dinheiro valer menos, de ver nossas colegas desesperadas, pegando empréstimos atrás de empréstimos, adoecendo de preocupação e também por não ter dinheiro suficiente para custear suas medicações. Nós contribuímos mais de 30 anos de nossas vidas com a educação, com o futuro do povo de Sergipe, não merecemos ser tradas desta maneira. Assim como os professores que estão na ativa não merecem tamanha desvalorização. Só queremos que Zezinho receba nosso sindicato, busque negociar, só queremos o que é nosso direito”, afirma a professoras Maria José filha, no alto de seus 82 anos.

Após a intervenção das nossas guerreiras aposentadas, Zezinho Sobral, se comprometeu em dialogar com o SINTESE e disse que irá marcar uma reunião.

Agenda de luta

6 de setembro (sexta) – Grito dos Excluídos: panfletagem junto à população, no desfile cívico do município

Graccho Cardoso – 17h

7 de setembro (sábado) – Grito dos Excluídos: panfletagem junto à população, nos desfiles cívicos

– Aracaju: Concentração às 7h, no ponto de ônibus da Praça da Bandeira

– Nossa Senhora da Glória – Tarde

– Propriá – Tarde

– Estância – Tarde

15 de setembro (domingo) – Grito dos Excluídos: panfletagem junto à população, nos desfiles cívicos

– Capela – tarde

– Itaporanga – tarde

 

Fonte: https://sintese.org.br/educacao/rede-estadual/sintese-cobra-reabertura-de-negociacao-durante-homenagem-ao-secretario-de-estado-da-educacao-2/

PROCURAR NO SITE:

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Política Privacidade