Professoras e professores da rede estadual de ensino estão fazendo dois dias de paralisação. Ontem, 23 de abril, primeiro dia da paralisação, aconteceu um grande ato em frente à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc).
Durante toda a manhã, professores fizeram avaliações sobre a realidade em suas unidades de ensino e sobre a forma como o Governo Fábio Mitidieri e a gestão do secretário Zezinho Sobral tem conduzido a educação pública em Sergipe. Ao final, fizeram uma caminhada pelos setores da Seduc, dialogando com servidores e servidoras que atuam na secretaria, pois muitos deles são professores e professoras.
Hoje, 24 de abril, este segundo dia de paralisação está sendo marcado por atos regionalizados. As subsedes do SINTESE organizaram atos nas cidades de suas regiões que possuem Diretoria Regional de Educação (DRE) da Seduc.
Regional Agreste
O ato está acontecendo em frente à DRE-3, na cidade de Itabaiana. Professoras e professores da região aderiam massivamente à paralisação e atenderam ao chamado do SINTESE.
Eles se concentraram na Praça General João Pessoa e saíram em caminhada até a DRE-3. Participam professoras e professores de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Itabaiana, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis, Santa Rosa de Lima, São Domingos e São Miguel do Aleixo.
Regional Alto Sertão
Professoras e professores estão reunidos em grande ato em frente à DRE-9, na cidade de Nossa Senhora da Glória. Lá, estão em luta o magistério das cidades de: Canindé de São Francisco, Cumbe, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo e Porto da Folha.
Regional Baixo São Francisco I
O ato da Regional Baixo São Francisco I está acontecendo na DRE-6, na cidade de Propriá. Estão mobilizados/as professores/as de: Amparo do São Francisco, Aquidabã, Canhoba, Cedro de São João, Malhada dos Bois, Muribeca, Propriá, São Francisco e Telha. 📚
Regional Baixo São Francisco II
Professores e professoras desta regional estão mobilizados na cidade de Neópolis. São professores das cidades de: Brejo Grande, Ilha das Flores, Japoatã, Neópolis, Pacatuba e Santana do São Francisco.
Regional Centro Sul
A cidade de Lagarto, onde fica a DRE-2, está recebendo o ato da Regional Centro Sul, que reúne professoras e professores de: Boquim, Lagarto, Pedrinhas, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Simão Dias e Tobias Barreto.
Regional Sul
Na cidade de Estância, na Praça Barão do Rio Branco, em frente à DRE-1, estão mobilizados/as professores/as de: Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba.
Regional Vale do Cotinguiba
Em frente à DRE-4, na cidade de Japaratuba, estão mobilizados/as professores/as das cidades de: Capela, Carmópolis, Divina Pastora, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Pirambu, Riachuelo, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas e Siriri.
É o magistério sergipano firme na luta por melhores salários, melhores condições de trabalho e uma educação de qualidade para filhos e filhas de trabalhadores/as sergipanos/as.