Professores da rede estadual de ensino se reuniram em vigília na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), em Aracaju, na manhã desta quarta-feira, 13.
O objetivo da vigília é promover um diálogo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe (SINTESE) e os deputados sobre a retomada da carreira do magistério. Além disso, pedir que o Projeto de Lei (PL), que inicia a recuperação da carreira do magistério estadual e assegura o abono salarial da categoria, seja enviado para a Casa Legislativa.
“A gente identificou alguns problemas que existem no projeto, problemas que vão desde a questão da garantia do abono, até a perda de remuneração com o processo de retomada da carreira. É preciso que o governo ao enviar o projeto, faça as correções necessárias, para que haja a aprovação do mesmo”, diz o presidente do Sintese, Roberto Silva.
Segundo o Sindicato, o Projeto traz erros que podem comprometer o pagamento deste direito assegurado as professoras e professores da rede estadual de ensino, no ano de 2025, e por isso, é necessário que as alterações propostas pelo sindicato sejam consideradas.
“Os professores têm assegurado aquilo que foi apresentado pelo governo, em assembleia, fizemos uma contraproposta. O governo apresentou uma contraproposta a partir do que foi apresentado pelos professores e foi aprovado em assembleia. Então a gente entende que essa questão precisa ser resolvida”, completou Roberto.
Até o momento, o Sintese informou que está fazendo visitas aos gabinetes dos deputados, mas ainda não há atualização sobre as negociações.
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos