Os novos valores estão valendo a partir desta quarta, mas as reduções de R$ 0,44 no preço do diesel e de R$ 0,40 no da gasolina não deverão chegar às bombas dos postos em Sergipe, em virtude de a refinaria mais próxima, Acelen, ficar em Mataripe, na Bahia, e ter deixado de pertencer à Petrobras em dezembro de 2021, de acordo com o secretário-executivo do Sindicato de Donos de Postos (Sindpese), Maurício Cotrim.
"Hoje os preços da Petrobras não são determinantes no mercado, principalmente do Nordeste. Como estamos mais próximos da Bahia, a maior parte dos suprimentos vem de lá. Vamos aguardar para ver como as distribuidoras irão equalizar os seus estoques e entender na prática qual será de fato a redução para a revenda. Os revendedores só tem condições de fazer um repasse a partir de no momento que passa a comprar mais barato", disse.
Em nota, a Acelen informou que vai continuar com a política de preços independente, a partir de uma fórmula objetiva homologada pela agência reguladora que, segundo a empresa, assegura previsibilidade e preços justos, visando um mercado mais competitivo no país.