OS NÚCLEOS

Agregador de links de Finanças, administração Pública e notícias

A conta de luz ficará mais cara em Sergipe a partir da próxima terça-feira (22). O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e será aplicado aos 892 mil clientes atendidos pela Energisa em 63 municípios do estado.

Segundo a Energisa, os consumidores do Grupo B (residencial e baixa tensão) terão aumento médio de 6,69%. Já os clientes do Grupo A (média e alta tensão, como indústrias e grandes comércios) enfrentarão reajuste médio de 8,10%.

O cálculo segue critérios definidos nos contratos de concessão e considera dois principais componentes: a Parcela A, que inclui custos não controlados pela distribuidora, como encargos setoriais e compra de energia, e a Parcela B, referente aos custos operacionais da empresa.

De acordo com a ANEEL, a Parcela A foi a que mais influenciou o aumento, com impacto de 4,97%, especialmente pelos encargos setoriais. A Parcela B teve impacto de 2,30%.

A Energisa destacou ainda que apenas 28,8% do valor total da fatura permanece com a distribuidora para cobrir despesas operacionais, manutenção e investimentos. O restante é repassado a empresas geradoras, transmissoras de energia, além de tributos e encargos regulatórios.

 

Fonte:https://www.destaquenoticias.com.br/conta-de-luz-fica-mais-cara-em-sergipe/

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, para melhorar sua experiência. Política Privacidade