Para facilitar o acesso do cidadão à Carteira Nacional de Identidade (CIN), o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) passou a oferecer os serviços de atualização cadastral e emissão da 1ª Via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), em parceria com a Receita Federal. Os serviços estão disponíveis atualmente em seis unidades e, até o dia 22 de agosto, o IIWSG já havia realizado 734 atendimentos, dos quais 220 foram referentes à atualização cadastral e 514 relativos à emissão da 1ª via do CPF.
Conforme o diretor do IIWSG, Jenilson Gomes, os novos serviços vieram para tornar ainda mais rápido o procedimento de entrega da CIN ao cidadão sergipano já que, anteriormente, era necessário aguardar a aprovação do CPF para iniciar o processo de solicitação da CIN. “Agora, os processos de aprovação do CPF e emissão da CIN acontecem de forma simultânea, tornando o atendimento mais rápido e eficiente”, evidenciou.
No tocante ao CPF já emitido, o diretor do IIWSG explicou que o serviço de atualização cadastral consiste na alteração de estado civil, endereço e demais informações sensíveis. “Assim, com o serviço ofertado pelo Instituto de Identificação, o cidadão não precisa mais ir à Receita Federal, pois tudo isso pode ser corrigido no momento em que ele se dirige a um ponto de atendimento do IIWSG para emissão da CIN”, detalhou.
Quanto à questão da primeira via, o serviço teve início com a emissão para menores de 18 anos, mas foi ampliado também para adultos. “Antes, quando a pessoa menor de idade ia com um responsável legal, o IIWSG criava o registro, e o cidadão já recebia a CIN. com o CPF. Agora, passamos a atender também os maiores de 18 anos que porventura ainda não tenham o seu CPF”, acrescentou o diretor do Instituto de Identificação.
Atualmente, seis unidades do IIWSG contam com os serviços de atualização cadastral e emissão da 1ª via do CPF: a sede do Instituto de Identificação (Rua Porto da Folha, nº 345, Getúlio Vargas, em Aracaju), Estância, Itabaiana, Lagarto, Propriá e Nossa Senhora da Glória. “No interior, são unidades estrategicamente localizadas para que o cidadão não precise vir a Aracaju”, enfatizou Jenilson Gomes.
Agora, a expectativa do Instituto de Identificação é levar ambos os serviços para cada vez mais postos de atendimento do IIWSG no interior do estado. “Já estamos na segunda fase desse processo, e o nosso trabalho agora é, uma vez disponibilizada a atualização cadastral e a emissão da 1ª via do CPF nessas seis unidades, expandir para que demais unidades também possam prestar esses serviços”, complementou o diretor do IIWSG.
Documentos necessários à emissão da CIN
Para a solicitação e emissão da CIN, o IIWSG ressalta que há dois documentos obrigatórios: além do CPF, é necessária também a certidão de nascimento ou a certidão de casamento - documento original ou cópia autenticada, com averbação nos casos de viuvez e divórcio. A sede do IIWSG também aceita as certidões geradas por cartórios de forma eletrônica, geralmente emitidas em casos de urgência.
Agendamento
O agendamento para emissão da CIN pode ser feito de três formas: pelo site da SSP, na seção de ‘Agendamento de Carteira de Identidade Nacional’, com novas vagas às segundas e às quintas, às 12h; na sede do IIWSG, com entrega de senhas - de segunda a sexta - para os dias posteriores ao comparecimento à unidade; e pelo telefone 79 3194-2400, também de segunda a sexta-feira.
Atendimento prioritário
O IIWSG também oferta o atendimento prioritário e sem necessidade de agendamento para pessoas com 60 anos ou mais, autistas - mediante apresentação de laudo -, pessoas com deficiência - com laudo comprobatório, quando a deficiência não for visível -, crianças menores de dois anos, grávidas e puérperas, pacientes oncológicos e pessoas com fibromialgia. O serviço é considerado porta aberta, de acordo com o horário de funcionamento de cada posto do Instituto de Identificação.
Postos do Instituto de Identificação
Com o objetivo de assegurar a CIN em todo o território do estado de Sergipe, o IIWSG conta com mais de 70 unidades, distribuídas pela capital, região metropolitana e interior do estado. “Na maioria das unidades, o expediente tem início às 7h e segue até às 13h, mas há postos que funcionam no período da tarde”, detalhou o diretor do IIWSG, ressaltando que a lista de postos do IIWSG - com os respectivos horários de funcionamento e endereços - está disponível no site da SSP.