Amigos e familiares das vítimas do acidente aéreo com avião da Voepass em Vinhedo (SP), que resultou em 62 mortes, denunciam tentativas de golpes com contas falsas nas redes sociais. Os golpistas criam perfis fakes no Instagram com o nome e a imagem das pessoas envolvidas na tragédia para pedirem Pix.
Em alguns prints publicados na rede, os perfis falsos dizem que são familiares das vítimas fatais e mencionam uma vaquinha para supostamente arcar com os custos do velório. Depois, pedem para que os interessados entrem em contato por mensagem direta e enviam uma chave Pix para coletar o dinheiro.
A situação atrapalhou o momento de luto e precisou ser alertada por pessoas próximas às vítimas. Namorada do piloto da aeronave, Thalita Machado publicou um Story (já expirado) pedindo para denunciar as contas falsas com o nome da vítima e ainda comentou que é “lamentável o ser humano querer se aproveitar da dor alheia”.
Pelo menos cinco contas falsas foram criadas com nome e foto de perfil de Isabela Pozzuoli, outra vítima da tragédia. Alguns dos prints de golpistas dizem que a conta foi criada por familiares, enquanto outra imagem usa uma chave Pix aleatória para pedir as supostas doações e alega que pertence ao genro da pessoa. O namorado de Isabela, João Ribeiro, também precisou denunciar as contas fakes.
Caso você tenha encontrado publicações similares no Instagram, vale a pena pesquisar por mais detalhes sobre o perfil antes de participar de supostas vaquinhas. As seguintes dicas são possíveis sinais de uma conta falsa:
O perfil tem poucos posts no feed ou as publicações são muito recentes;
O nome de usuário repete alguns caracteres para ficar parecido com o da conta original. Por exemplo: se a identificação da conta original é “@teste_”, golpistas podem criar fakes com o nome de usuário “@testte___”;
Não existem registros dos familiares comentando a vaquinha, como um vídeo ou foto no feed.
Advogado da área cível do escritório Jorge Advogados, Vitor Sarubo reforça a necessidade de verificar se uma campanha de doação é verdadeira antes de participar. "É sempre imprescindível que aqueles interessados em ajudar ou contribuir com campanhas de ajuda financeira verifiquem a veracidade da campanha com muito cuidado antes de qualquer doação. Caso venha a ser vítima de alguma prática ilícita, consulte sempre um especialista a fim de estabelecer os melhores meios de buscar as informações e soluções adequadas a cada caso”, explica.