O comércio pode funcionar neste sábado, feriado de 8 de Julho, Dia da Emancipação Política de Sergipe, desde que seja respeitado o acordado na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, reforça Ronildo Almeida, presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado de Sergipe (Fecomse).
Ele explica que a decisão foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia, e que os critérios de abertura estão previstos nas convenções. “O patronato deve cumprir o determinado na Convenção Coletiva de Trabalho firmada entre as partes, que prevê, entre outros pontos, garantia financeira do dia trabalhado, vale transporte e alimentação”, observa Ronildo Almeida.
Além disso, são assegurados também o pagamento de 100% de hora extra e uma gratificação financeira a ser paga ao final da jornada de trabalho. “É importante que o comerciário e a comerciária estejam atentos para que sejam respeitadas essas conquistas, aprovadas em assembleia das entidades sindicais e consolidadas na convenção coletiva da categoria”, pontua Ronildo Almeida.
Foto: Fecome
Por Tereza Andrade